Biblioteca

O QUE É CR/CF? clique aqui

Justiça e Esperança para hoje - A mensagem dos profetas Menores. Dionísio Pape.

INTRODUÇÃO
O observador mais superficial do conteúdo da Bíblia verificará que quase 80%do livro sacro é o Velho Testamento. Se a Bíblia toda é realmente a palavra de Deus aos homens, torna-se patente que o Velho Testamento merece muito mais atenção do que normalmente recebe. Em todos os países, inclusive no Brasil, o povo de Deus precisa redescobrir a significação e a atualidade do Velho Testamento. É verdade que a escola dominical oferece certo ensino nesta área, mas se limita geralmente ao conhecimento dos dados históricos. A interpretação desses dados é o trabalho do exegeta. Acontece, porém, que a maioria dos sermões oferecidos ao povo de Deus se baseia, quase exclusivamente, no Novo Testamento. Os Salmos gozam de grande popularidade e representam talvez a leitura mais conhecida do Velho Testamento. Aparte mais negligenciada parece ser os profetas menores, e por esta razão o autor preparou estudos bíblicos baseados neles, que foram apresentados aos estudantes da ABU e da ABS. O interesse suscitado no meio estudantil levou o autor a preparar,em forma permanente, este livrinho para o público maior.O conhecimento das condições sócio-econômicas, políticas e religiosas da época dos profetas é indispensável à compreensão da mensagem profética. Quando as referidas condições se assemelham às nossas, não obstante a passagem dos séculos, então os profetas de ontem falam hoje, e o Velho Testamento se atualiza de uma maneira notável e também proveitosa. Continuar Lendo.


"Carta aberta à Igreja Brasileira - Justiça seja feita!" -  escrita pelos participantes do Curso de Férias da ABU-CO/2011 em Cuiabá.
"Querida Igreja,
Queremos começar esta carta com gratidão. Somos gratos a Deus por fazer parte da Igreja de Cristo e experimentarmos a Vida verdadeira em comunidade. Entretanto, nosso coração se entristeceu e nossos olhos se encheram de lágrimas no último mês de julho.
Juntos, nós – estudantes cristãos brasileiros, seus filhos – estudamos o livro do profeta Amós. Debruçados por uma semana sobre ele, ouvimos a voz do Senhor. E Ele muito nos incomodou ao compararmos a realidade vivida pelo povo de Israel no tempo de Amós e a nossa realidade hoje como Igreja brasileira.
Nós nos entristecemos ao ouvir o “rugido do Leão”1, mas também fomos alertados a clamar por justiça, a buscar a justiça do Senhor. É neste anseio que escrevemos a seguinte carta: [...]" Continuar lendo.

Música que tem tudo a ver [Amós 5 21-24]

Literatura Cristã: Resenha do livro "Evangélicos e Mundo Estudantil - Uma História da ABUB (1957-1987)"  Clique aqui

"Preleção do obreiro Natan de Castro"
Quando o cara começou dizendo que iria falar sobre “milagre”, eu apoiei a câmera (pra imagem não tremer tanto), respirei fundo e pensei: “lá vem”… Quando ele informou que era presbiteriano, fiquei mais calmo (risos)… E depois de ter tido a oportunidade de ouvir e ver ao vivo a preleção (e também gravar pra que todos pudessem também compartilhar), só tenho a dizer que fazia muito tempo que eu não ouvia uma mensagem sobre o assunto tão simples e genuinamente cristocêntrica em sua essência e de aplicação verdadeiramente altruística e reinista. Continuar lendo e ver vídeo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário