Primeira aula
Data: 05 de maio, sábado.
Horário: 14h
Local: Vila da Graça (http://www.viladagraca.com.br/)
Endereço: SMPW Quadra 04, Conjunto 05, Lote 07. Parkway, próximo a Águas Claras.
Como chegar:
Com o surgimento de uma banda evangelística na ABU Brasília, estamos começando uma série de estudos sobre cosmovisão cristã na adoração (intercalando com nossos estudos no livro de Tiago). Serão ministradas pelo Josaias Júnior do iPródigo http://iprodigo.com/
Nas palavras do Josaias, como serão as aulas:
Cosmovisão significa basicamente a maneira como enxergamos tudo o que existe, seja Deus, nós mesmos, o mundo, as artes, etc. Esse curso não te ensinará a ter uma cosmovisão, pois todos nós carregamos uma maneira de ver a vida, seja ela verdadeira, falsa, coerente ou contraditória. A grande questão é – estamos enxergando como a Bíblia nos ensina ou não? Se estamos vendo o universo do jeito errado, nossa música e adoração também deixará de refletir o que o Senhor ensina.
Para “limparmos” nossos olhos, responderemos ao longo das aulas algumas perguntas básicas sobre a vida, o universo e tudo mais, e veremos como as respostas influenciam nosso louvor a Deus.
1) Qual é a realidade final? Isto é, de onde veio tudo? Poderíamos responder: Deus, os deuses, da própria matéria, acaso, etc. – Para o músico: Quem é Deus?
2) Qual é a natureza do que nos cerca? A Criação (ou a Natureza) é boa ou ruim? Existe algo além da matéria? Existe o sobrenatural? – Para o músico: Como ver a música e talento humano?
3) O que é o ser humano? Trata da dignidade do homem. Somos apenas animais evoluídos, máquinas ou realmente há algo especial no homem e na mulher? – Para o músico: Quem somos nós, adoradores?
4) É possível conhecer alguma coisa? Esta pergunta trata de como adquirimos conhecimento verdadeiro. Seria por meio da razão, da revelação, dos sentidos? – Para o músico: Em que baseamos nosso culto, louvor e músicas?
5) O que acontece quando alguém morre? Há a possibilidade de uma extinção total,de uma ressurreição, reencarnação, etc. – Em relação ao louvor, veremos como as músicas refletem pouco nossa esperança futura e copiam padrões mundanos do “aqui e agora”
Tem mais algumas perguntas que não tem a relação com a música [E que também não foram descritas acima], porque ainda vou pensar. Além disso, não quer dizer que vão ser necessariamente uma aula pra cada pergunta. As vezes uma pode demorar mais e outras perguntas podem caber em uma aula só. Também daremos uma introdução a outras cosmovisões. Há coisas que não decidi ainda. Mas acho que essas perguntas dão um bom guia.
Josaias Junior
Venham e tragam seus caderninhos de anotações!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário